domingo, 25 de outubro de 2009

Isso ou eu não sei reconhecer a verdadeira arte

Sexta-feira eu fui nessa apresentação de dança que não fez o menor sentido pra mim, nem pra minha mãe, nem pra minha tia. Não consegui evitar leves cochilos ao longo dos noventa minutos, nem pensar em todas as atitudes rejuvenescedoras – escovar os dentes, vestir a camisola e me deitar na cama – que eu tomaria assim que chegasse em casa. Assim que o trambolho terminou, muitos, muitos aplausos, gente se levantando e aplaudindo mais ainda e eu lá imitando para não ficar de resto. Só que, sabe, o show foi tão pobre e sem-nexo que eu não conseguia evitar pensar que todo mundo ali apenas fingiu que tinha entendido tudo. E só aplaudiu para pagar de intelectual. Um dos meus eternos medos de seguir a veia artística é essa, ficar tãotãotão incrivelmente subjetiva que de repente vai ter um monte de gente incapaz de me entender. Arte não é sobre passar sensações um para o outro?

6 comentários:

Anna Vitória disse...

É uma questão pertinente, Jana, me lembrou o filme I'm Not There, aquele sobre o Bob Dylan. Juro pra você que passei 87% do filme boiando, porque o trabalho do diretor foi super pra ele, super abstrato e subjetivo e maioria das pessoas ficou com a mão no queixo, sem entender nada. É legal fazer algo pra si, mas a partir do momento que é divulgado, poxa, vamos fazer com que todos entendam e possam dar as mãos e serem felizes compartilhando lindos sentimentos e cantando Imagine! Mas apesar de tudo, eu achei o filme foda demais.

disse...

Espero que as pessoas entendam sua arte e, claro, aplaudam de pé.
Seus desenhos são lindos!

Thiago Augusto Corrêa disse...

Eu nunca entendi apresentações de dança... Uma amiga uma vez foi assistir uma em que o dançarino ficava nu e usava o movimento da coisa pra fazer ritmo.

Eu nao vejo arte nisso, mas alguns intelectuais disseram que tem e isso vai se proliferando.

Pra mim é bobagem.

Camila Peres disse...

Tivemos em aula uma discussão semelhante esses dias. Mas era sobre artistas e obras de arte, que hoje em dia, eles fazem ela para explicar um momento que eles passaram e não transmitem nem isso, nem coisa alguma!

Enfim, não deve ter sido muito agradável 90 minutos pensando em estar em casa. =D

Bom final de semana!
=*

Aíla Muniz disse...

Tava estudando coisas mais ou menos ligadas a isso dia desses. Uns teóricos que falam que a cultura de massa mudou nosso conceito de arte, pq, pra eles, arte não deveria ser algo feito esperando a "compra" dos outros. Pensando por esse caminho, cada um escolheria o que apreciar e chamar de arte e o artista estaria meio nem aí pro q os outros pensam, feliz só por criar, independente do quão sem sentido parecesse. Parece que meio se encaixa nisso que c foi v :x

malu disse...

a minha arte é para expressar o que eu sinto da minha maneira, independente de se os outros vão interpretar do mesmo jeito ou não. sei lá.