sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Três desejos

Ainda curso Engenharia Elétrica, as Artes Visuais (que nunca foram plásticas) tão indo nas segundas, e sextas à noite tenho encontro marcado com o teatro.
As exatas vão no desestímulo de sempre, na preguiça das provas, nos professores ruins e faltosos. Mas no geral estou indo bem no curso, ou pelo menos bem o suficiente para poder relaxar e não tratar tudo com uma grande obrigação mal-vinda. Virou rotina e até parece que estou no colégio de novo.
As artes estão lindas, lindas. Fiz roteiros de HQs para desenhar e pôr aqui sobre essa nova faculdade, mas as últimas semanas têm sido tão fatigantes e é tanta coisa pra fazer e para me divertir que nem tenho tempo de dar aquela relaxada que eu dou antes de partir pra poesia. Infelizmente, por problemas de laboratórios e das minhas 20 horas semanais como bolsista, só tô tendo tempo para um único dia de aula. Escolhi segunda-feira, Desenho de Observação. Observação de 20 e de 2 minutos! A professora coloca coisas na mesa e nos pomos a desenhar. Não são lá as coisas mais interessantes do mundo, mas tem toda uma trilha sonora e um limite de tempo que transformam o processo em brincadeira. Primeiro ela pede um desenho em 20 minutos, depois em 2, aí em 1! Nem sempre dá tempo de terminar, e o jeito é deixar lá, inacabado. A melhor parte é quando ela para a música, como quem diz: ESTÁTUA! Um garoto comentou que eu faria a maior festa no programa da Xuxa.
O teatro é outra diversão completa. Fui a um total de quatro aulas de duas horas cada até agora. Fizemos umas dinâmicas de voz, de corpo, de movimento, uma brincadeira de telefone sem fio com atuação em vez de frases, tudo muito genial e novo para mim. Me encantei!
Hoje a professora deu uma ideia e pediu que cada um criasse uma cena própria, para depois apresentarmos ao grupo, discutirmos e aprimorarmos. A ideia-base foi a mesma para todos: o ganhar de um presente. Eu pensei numa garota que estava à espera de um grande pacote pelo correio. Ela ficava à janela esperando um tempão o caminhão, depois saía nas carreiras, aguardava impaciente o carteiro, levava o pacote para casa aos pulos, punha no chão e depois ficava só encarando. Sem abrir. Foi muito divertido, eu fiquei toda nervosinha, e depois, na hora de trabalhar a cena, pensamos em tantas coisas para deixar os acontecimentos cada vez mais claros que, quando eu olhava a placa SEDEX chegando rapidinho na minha casa, comentaram:
– Caramba, deu para ver o caminhão daqui!
– Sim, eu tô sentindo até a fumaça!
Foi incrível! E a tarefa de casa é trabalhar e lapidar a cena ainda mais, só uma meia horinha, e voltar com algo fresquinho na aula que vem.
Só que para mim não vai ter aula que vem. A engenharia exige dedicação integral de mim, e minhas sextas de setembro acabaram sendo alugadas. Dava para dar um jeitinho brasileiro, mas eu já defini minhas prioridades e, infelizmente, sei que é a decisão certa a tomar. Em outubro estou de volta, até lá fico só no gostinho.

2 comentários:

Cih disse...

Eu tamem amo artes!Que legal essa atividade!Gostei mto!beijos

*Lusinha* disse...

Deve ser uma diversão só.
Bjitos!