quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Como se fosse mamão com açúcar

Eu acho a arte da culinária tão bonita. Diferente, verdadeiramente útil e, dã!, deliciosa. Eu queria ter talento, queria que minha família toda soubesse cozinhar, que nos encontros de família os cozinheiros fossem pra cozinha e começassem a picar, fatiar ou cortar em rodelas legumes e verduras, carnes e peixes para depois fritar, refogar, cozinhar, enquanto conversassem sobre os mais diversos assuntos, o balé de uma, o vestibular do outro, o livro de auto-ajuda do momento, o assado que tá no forno e certamente vai queimar se a gente não tirar agora mesmo, oh, não!
Mas utopia é utopia, e nos limitamos a comprar comida pronta e colocar na mesa. Alguns lavam pratos, outros lambem os beiços.
E, como nunca nenhuma habilidade culinária minimamente notável apareceu em mim e desisto fácil das coisas que não parecem promissoras, eu nem sei fazer arroz. Quer dizer, eu já tenho a maior dificuldade em acertar a quantidade de água e as colheres de açúcar de um suco, então, bom.

9 comentários:

Gaba disse...

eu tenho uma incrível facilidade com essas coisas...
hoje fiz duas lasanhas pro jantar, e acabaram, haha!
se eu for aí, pode deixar que eu te ensino! :3

Irena Freitas disse...

Jana, também sou um desastre. Queimei um miojo uma vez, UM MIOJO! Não era pra isso ser fácil de fazer?
Agora, nunca tinha parado pra pensar nisso como algo bonito.

Luisa Pinheiro disse...

Eu também não sei fazer arroz! Mas já cozinhei uma carne acebolada que ficou uma delícia! Nesse dia também fiz a farofa (que queimou um pouco, mas ficou uma delícia) e o vinagrete. Na verdade, só não fiz o arroz porque já tinha pronto, mimimis. Enfim, queria aprender mais já que eu vou morar "sozinha", mas acho que nem vou ter tanta oportunidade de cozinhar no pensionato, devo mais usar o restaurante universitário (torcer pra comida não ser muito ruim!).
Também acho culinária tão legal, é um tipo de arte, né?!
beijos

Anônimo disse...

ainn eu adoraria saber cozinhar! acho tão lindo nos filmes qdo as pessoas vão pra cozinha, colocam o avental e preparam um super prato delicioso! haha! mas infelizmente não tenho esse dom, e na real acho que nunca terei a manha! por essas e outras, adoro descobrir os novos congelados que a sadia tá sempre lançando :P haha

Anônimo disse...

huahauha
Eu me dou bem fazendo doces, mas sei fazer alguns salgados também...
Mas isso é prática, se você parar de tentar não vai conseguir nunca!!!
agauhaahuah
Beijos

Anônimo disse...

o meu problema com a culinária é que ela precisa de noção: "quanto tempo passa no forno?", "quanto de açúcar/sal/óleo leva?" "até quando você achar que tá bom". mas isso lá é instrução que se dê?! e se eu achar errado?
eu só aprendi a dar o ponto do brigadeiro porque me disseram que era só ver o fundo da panela - e fundo de panela é uma coisa que ou você vê, ou você não vê; não dá pra achar que viu.
;*

Anônimo disse...

Ah, não desista tão fácil! opaskopask Mas é sério, eu por exemplo, não consigo fazer um bolo, não sai de jeito nenhum fica uma coisa muito estranha. Por outro lado, eu sei fazer tortas que, ou as pessoas mentem, ou são realmente gostosas xD É só caçar a receita de uma coisa que você realmente queira comer e tentar até ficar bem gostoso (quando você quer comer você faz com mais vontade xD). Até porque, reunir a família pra cozinhar deve ser BEM mais legal do que pra lavar a louça no final que, sério, é chatão. poskasopk Achei seu lay tão lindo, é bom de ficar olhando, cores claras... realmente gostei (: beijo :*

Thaís. disse...

Eu tbm acho bonito essa arte, pena que eu ñ saiba nem por onde começar! Hahah =x

Gostei do seu lay, mto fofinho! =**

Anônimo disse...

aaai, eu tenho MUITA vontade de aprender a cozinhar. demais mesmo.
um dia eu ainda vou ser uma boa cozinheira. até porque, senao, tô lascada, vou sobreviver de fast food pra sempre rs ;x
beijo