domingo, 6 de setembro de 2009

Espiada na minha estante

Livro de Infância: A Casinha da Ninoca, Crianças Como Você e Histórias Maravilhosas de Andersen, não que eu fosse a melhor leitora.

Personagem que queria ser: Trillian da série O Mochileiro das Galáxias, quer coisa melhor do que ir pruma festa só pra se distrair e acabar vivendo altas aventuras pelo universo porque conheceu o cara certo?

Primeiro livro enorme que lembra de ter lido: Harry Potter e o Cálice de Fogo, incrível como essa foi a resposta de todo mundo!

Filme que ficou melhor do que o livro: A História Sem Fim (90% da história na mesmice para no final o protagonista aprender que o importante é ser ele mesmo), As Pontes de Madison (pieguice ao extremo, só achei o epílogo decente) e Na Natureza Selvagem (jornalístico e sério demais, esperava toda uma ficção!).

Livro que te fez sonhar acordada: Diana Wynne Jones, não me peça pra escolher um só livro.

Livro que te fez chorar: Jane Eyre me fez chorar bem desesperadamente, mas eu choro realmente fácil!

Livro que te fez rir: Como Me Tornei Estúpido, mais por falta de opção. (Não que eu só leia livros lúgubres, mas não consegui pensar em nada!)

Livro que mudou a sua vida: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, do Jonathan Safran Foer, meu livro favorito do meu escritor favorito! Eu descobri tão despretensiosamente e o livro é tão maravilhoso que fez me ter todo um novo patamar na literatura. É moderno, tem referências, tem tristeza, tem amor, tem mil e um personagens, tem comédia, tem ação, tem figuras! Tudo o que todo livro devia ter.

Livro que te causou dor: para não repetir o de cima, pensei em Ponte para Terabítia, mas o filme me marcou bem mais do que o livro. Então vou ficar com A História do Amor, da Nicole Krauss, esposa do meu escritor favorito, hihi.

Livro de cabeceira: não tem nenhum livro que eu goste de estar sempre relendo, me sinto mal pelos novos que deixo de lado!

Livro comercialzão: O Código da Vinci.

Querido escritor: Jonathan Safran Foer, ele é tão lindo e tão incrível e escreve coisas tão bonitas! (Fico até de ciuminho de dar o nome dele aqui de bandeja pra todos vocês, hihihi!) O único problema é ficar anos sem lançar livros. Honestamente, só o Woody Allen é um artista de verdade nesse mundo, não fica só ruminando e todo ano, faça chuva faça sol, tá de filme novo, porque fazer filme é pra ele uma necessidade tremenda que não dá nunca pra acabar.

Sente vergonha por não ter lido: O Mundo de Sofia! Tenho o exemplar (acabado) de mamãe e abandonei a leitura cem páginas depois de ter começado, cinco anos atrás.

Não suporta: eu diria Crepúsculo, mas a verdade é que, hm, eu já li os três primeiros livros da série. O que certamente não me impede de não suportar, tenham certeza!

Para os apaixonados: Orgulho e Preconceito, inevitável, né.

Livro sensual: A Insustentável Leveza do Ser, leiam todos, sim? Disparado a minha melhor leitura desse ano.

Para quando quiser ficar feliz: Tomates Verdes Fritos, ainda que a história seja um drama, os capítulos são tão bem-humorados que parece que você tá nadando num mar de rosas.

Para quando faltar esperança: O Morro dos Ventos Uivantes? Acho que faz a pessoa encarar a própria vida com olhos mais alegres, haha.

Livro que ganhou e nunca leu e nem vai ler: Quem Não Lê Não Vê, mas minha nossa!

Para quando for preciso paciência: Os Três Mosqueteiros, porque eles nunca estão felizes e livres da ação, sempre tem um vilão na mira – até o final, pelo menos.

Livro que comprou e nunca leu: eu venho tentando ler todos os livros que tenho aqui e ficar sem comprar novos até conseguir, ou então me livrar (vendendo e dando) dos que eu de fato não vou ler. Tem Eugênia Grandet, do Balzac, e Memórias de um Sargento de Milícias.

Biografia: Retalhos, os quadrinhos mais lindos desse mundo!

Para garotas: Luna Clara & Apolo Onze, meu livro recorde de presentes.

Difícil: José Saramago, não consigo me dar bem com o jeito que ele escreve, fico toda perdida! Nunca li Ensaio sobre a Cegueira, mas comecei Ensaio sobre a Lucidez e a coisa não engatou.

Para quem gosta de escrever: um livro em branco.

Leitura de teatro: só li um único livro de teatro na minha vida, pro vestibular do ano passado, mas aconselho a todos vocês a doce peça de três cabeças que ainda escreverei para o Natal desse ano!

Conto gostoso de ler: não costumo gostar de contos, mas a Clarice Lispector escreve uns lindos. (Os Desastres de Sofia, oun!)

Não conseguiu terminar: Quincas Borba. Comecei a ler em véspera de prova de Literatura, fui pra prova pulando montes de capítulos até a última frase e perguntando a todo mundo o que acontecia no final e nunca retomei de onde parei. Exceção!

Está na fila: Um Estranho no Ninho e É Claro que Você Sabe do que Está Falando.

Livro que daria de presente: Luna Clara & Apolo Onze é o que mais dou, estou até aqui com um exemplar esperando um presenteado (quem sabe não é você?), mas sempre depende da pessoa. A Garota das Laranjas também é uma delícia de presentear, assim como O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Pérola encontrada nos sebos: A Morte do Almirante, um livro escrito por um clube de escritores de romance policial do qual a Agatha Christie participava! Cada capítulo foi feito por um autor diferente, e no final do livro tem uma solução diferente da morte para cada capítulo, que cada autor escreveu, sem saber das soluções dos outros. Genial!

O que está lendo agora: O Lobo da Estepe, que ganhei de meu pai quando o visitei nas férias.

2 comentários:

Anna disse...

Eu amava a Ninoca quando era pequena, livros pop-ups sempre me encantaram. Jana, adorei suas respostas! Já li MUITOS memes desse, e apesar de algumas variantes, algumas respostas sempre batiam - como o primeiro livro grande de todo mundo ser o quarto HP - , e suas respostas foram bem diferentes, citando alguns livros que eu nunca tinha ouvido falar. Adorei!
beijos

Charlotte disse...

Oie!Jana,n é?
Já te acompanho há um tempão,mas só agora resolvi comentar!
1º pq adorei os livros indicados
2º: vc disse q tem um exemplar de Luna Clara... esperando para dá de presente pra alguém [e ainda colocou "(quem sabe não é você?)"]
rsrsrsrs
Vc tá brincando com isso,né?
Claro q tá!
rsrsrsrs
Pq caso contrário, eu deveria ganhar,sabia?
1º(lá vamos nós) pq sou sua conterrânea!
2º: pela minha coragem de comentar e pedir o livro =D
3º:eu n consegui encontrá-lo e fiquei louca pra ler! ^^
;)*